Notícias

Como preparar sua empresa para venda ou prospecção de investidores/Fundos de Investimento

Tornou-se comum o processo de reconfiguração societária, corporativa e organizacional, onde a compra e venda de empresas ou de parte dos negócios é uma tarefa árdua, que demanda tomada de decisão, planejamento, análises financeiras e fiscais, organização e negociação.

Para a análise da oportunidade, os investidores precisam ser suportados por uma gama de dados e informações de desempenho e perspectivas econômico-financeiras objetivas. É importante que se sintam confortáveis sobre a qualidade, transparência e fidedignidade desses dados, bem como da razoabilidade das projeções do negócio.

Para iniciar o movimento de preparação da empresa para a eventual prospecção de investidores, sugerimos que atentem para os seguintes aspectos:

  • Controles Internos – É preciso avaliar a estrutura e organização dos controles internos. Se for o caso, pensar em desenvolver um plano de ações estruturadoras buscando mitigar riscos, padronizar processos e gerar informações para tomada de decisões gerenciais;
  • Avaliar o valor econômico do negócio (Valuation) – Preparar um plano de negócios, com formato de “teaser”, bem apresentado e fundamentado, que permita mostrar todo o potencial empresarial e atraia a atenção e interesse dos investidores;
  • Aspectos Legais – Todos os documentos legais, como certidões, licenças, registros de marcas, etc. devem estar devidamente prontos para serem apresentados. Além disso, eventuais contingências devem ser tratadas de forma transparente;
  • Contabilidade – Apresentar os livros fiscais e contábeis com todos os registros financeiros e fiscais devidamente em dia.

Notadamente neste contexto atual de desvalorização cambial, alguns fundos de investimento estrangeiro têm buscado oportunidades no Brasil, fundamentalmente nos setores industrial, de real estate, hospitais, shoppings, pequenas redes de hotéis e também empresas exportadoras.

A Falbo Di Cavalcanti Finanças Empresariais atua há dez anos assessorando os clientes na estruturação e viabilização de seus negócios, e coloca-se à disposição para colaborar no sentido de preparar sua empresa para uma eventual venda/reestruturação societária.


Voltar