Notícias

Novidades BNDES e Gestão de Fluxo de Caixa

NOVIDADES BNDES

1) Habilitação de empresas para operar diretamente com o BNDES

Conforme citado em nossa Newsletter anterior (BNDES – Foco em pequenas e médias empresas), o escritório do BNDES em Recife já está autorizado a realizar as habilitações de empresas da Região Nordeste que pretendam operar diretamente com o Banco. Diante disso, recomendamos aos clientes que possuam seus balanços auditados que nos procurem para que possamos assessorá-los nas habilitações, de forma que possa vir a se beneficiar diretamente das linhas de crédito do BNDES, dentro deste novo momento de maior aproximação do Banco às idiossincrasias e necessidades locais.


2) BNDES cria a Linha de Crédito Pequenas Empresas no âmbito do Programa BNDES Automàtico

A partir da divulgação de Circular lançada em 07/03/2019, o BNDES estipula a possibilidade de empresas de pequeno porte, aquelas com faturamento até R$ 4,8 milhões ao ano, de tomarem empréstimos através de seus agentes repassadores, com as seguintes condições:

Valor Maximo: até R$ 500 mil, por beneficiaria, a cada 12 meses
Prazo: até 60 meses, incluindo carência de até 24 meses
Taxa: TLP/Selic ou Taxa Fixa BNDES (TFB) + 1,45% ao ano + Remuneração do Banco Repassador

A linha tem o objetivo de apoiar as pequenas empresas na manutenção e/ou ampliação de empregos.

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA

Grande parte das empresas que sofreram com a maior crise econômica de nossa história ainda sente seus impactos. Porém, para o caso daquelas que suplantaram os momentos mais complicados, uma lição que deve ser tirada é o fato de que as empresas devem investir mais atenção em sua administração de fluxo de caixa.  Grande parte delas não estava devidamente estruturada em termos de gestão financeira, e quebrou pela má gestão do Caixa. Veja o que dizem os empresários citados nesse video do Portal Administradores: O que dizem os grandes empresários sobre a importância da Gestão do Fluxo de Caixa .

Alguns dos maiores cases de sucesso que temos nos 14 anos da Falbo Di Cavalcanti decorrem, em boa parte, do fato de o cliente ter tido a visão adequada sobre o valor e a importância da assessoria à gestão financeira, calcada na integração da operação do cliente com seu fluxo de caixa.

Essa visão é o que deve guiar as empresas que pretendam sair dessa Crise recente com vontade de aprender com a experiência recente e pavimentar seu futuro de maneira mais sólida e estruturada.



Voltar