Notícias

Questão de Investimento – Como investir em tempos de juros baixos


Como aplicar seus recursos em tempos de juros baixos?

Os investimentos empresariais são mais rentáveis?

Como devo escolher entre as opções de investimentos?


A atual taxa SELIC requer que sejamos muito mais criteriosos e profissionais na alocação dos recursos disponíveis.  

No momento atual os investimentos empresariais devem ser seriamente considerados como alternativa para maiores rentabilidades, principalmente se considerarmos que a “Crise” ainda nos permite algumas oportunidades de investimentos a “preços” mais baixos.  

Para tomar uma decisão de investimento, é importante medir a relação “risco x retorno” da melhor forma possível. Nessa relação, devemos identificar e analisar os diversos indicadores (Ex: indicadores de rentabilidade, operacionais, patrimoniais) e os diversos riscos (Ex: setorial, societário, contratual, etc) que possam nos servir de “gatilhos” para a decisão de investimento.  

Cada investidor tem seu nível de aceitação desta relação “risco x retorno”, sendo importante que faça o mapeamento dos investimentos para suportar suas decisões.

Muitas vezes, aquele investimento que “parece certo!” esconde determinados aspectos que, se não forem bem estudados, podem elevar o risco ou mesmo comprometer a viabilidade do negócio. Podemos citar como exemplo o caso de um cliente que nos procurou para analisar a aquisição de 4 unidades de uma franquia varejista no Nordeste. A franquia é de marca nacionalmente relevante e parecia um “tiro certo”, mas ao analisar a estrutura do negócio, identificamos que uma das cláusulas do Contrato de Franquia vigente estabelecia obrigações de compras que inviabilizavam o negócio em análise.  


Voltar