Notícias

Venda da Empresa – Como prepará-la para uma eventual negociação e/ou prospecção de Investidores


Tornou-se comum o processo de reconfiguração societária, corporativa e organizacional, onde a compra e venda de empresas ou de parte dos negócios é uma tarefa árdua, que demanda tomada de decisão, planejamento, análises financeiras e fiscais, organização e negociação.  

Para a análise da oportunidade, os investidores precisam ser suportados por uma gama de dados e informações de desempenho e perspectivas econômico-financeiras objetivas. É importante que se sintam confortáveis sobre a qualidade, transparência e fidedignidade desses dados, bem como da razoabilidade das projeções do negócio.  

Para iniciar o movimento de preparação da empresa para a eventual prospecção de investidores, sugerimos que atentem para os seguintes aspectos:

* Controles Internos – É preciso avaliar a estrutura e organização dos controles internos. Se for o caso, pensar em desenvolver um plano de ações estruturadoras buscando mitigar riscos, padronizar processos e gerar informações para tomada de decisões gerenciais;  

* Avaliar o valor econômico do negócio (Valuation) – Preparar um plano de negócios, com formato de “teaser”, bem apresentado e fundamentado, que permita mostrar todo o potencial empresarial e atraia a atenção e interesse dos investidores;
 
* Aspectos Legais – Todos os documentos legais, como certidões, licenças, registros de marcas, etc. devem estar devidamente prontos para serem apresentados. Além disso, eventuais contingências devem ser tratadas de forma transparente;   Contabilidade – Apresentar os livros fiscais e contábeis com todos os registros financeiros e fiscais devidamente em dia.

A Falbo Di Cavalcanti Finanças Empresariais atua há 13 anos assessorando os clientes na estruturação e viabilização de seus negócios, e coloca-se à disposição para colaborar no sentido de preparar sua empresa para uma eventual venda/reestruturação societária.



Voltar